Icone Título

Dermatologia

Telefone: 3091-1249

Responsável: Prof. Dr. Carlos Eduardo Larsson

Responsável Suplente: Profª. Drª. Silvia Regina Ricci Lucas

O Serviço de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica (VCM) foi criado em abril de 1985 e oferecido desde então ao HOVET/USP. Afora o objetivo de atender à comunidade paulistana (casos atendidos entre 1985-2004 = 79.049), diariamente, no período matutino (8-13 horas), se presta para treinamentos em Serviço de Médicos Veterinários residentes e estagiários e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em clínica veterinária (CAPES /MEC – nota seis, no triênio 2001-2003). Desde a criação do Programa de Pós-Graduação do VCM, ali desenvolveram-se uma tese de livre docência, três de doutorado e nove de mestrado, estando na atualidade, em desenvolvimento um doutorado e quatro mestrados. Elaboram-se no Serviço, projetos e ensaios conjuntos com laboratórios farmacêuticos, de empresas de arraçoamento e farmácias magistrais.

Está o Serviço envolvido (200 horas de treinamento prático) no primeiro curso, latino e centro-americano, de Especialização em Dermatologia Veterinária (508 horas de duração), oferecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e VCM/FMVZ-USP, sendo o único credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.

Na rotina, atende-se casos pré-agendados (data e horário disponível e compatível com aqueles dos proprietários), com procedimento (consultas, biópsias, crioterapia) cobrados, e executados por médicos veterinários (docente, contratados, pós-graduandos, das “ Prática Profissionalizantes) e acadêmicos (selecionados por provas e julgamento de títulos) da Unidade e de Universidades conveniadas.

Há participação (docente e de pós-graduando) em conclaves científicos nacionais e internacionais (Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Colômbia, México, Espanha, Portugal), na ministração de palestras e cursos (pós-graudação “lato sensu”, especialização e difusão).

Presta-se consultoria e assessoria à mídia em geral e a clínicos veterinários autônomos

 

dermato11