Icone Título

Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes

Telefone: 3091-7652

Responsável: Prof. Dr. Fernando José Benesi

Responsável Suplente: Prof. Dr. Eduardo Harry Birgel Júnior

O atual Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes teve sua idealização nas décadas de 50 e 60, quando os serviços de extensão aos criadores de ruminantes eram descontínuos e o primeiro professor especialista em Buiatria, Prof.Dr. Romeu Diniz Lamounier, o vislumbrava para atender de forma sistemática como extensão aos pecuaristas e às necessidades de ensino e pesquisa.

A transferência da segunda cadeira de Patologia e Clínica Médicas (Poligástricos) da Rua Pires da Mota para o campus da CUASO associada com a reforma universitária (em janeiro de 1970) induziram a reestruturação da metodologia de ensino de Semiologia e Patologia e Clínica Médicas de Ruminantes, modificando o tipo de tal treinamento prático dos estudantes, passando as aulas a ter conotação hospitalar, utilizando-se para tal ensino casos clínicos internados no Hospital ou atendidos em viagens da Clínica Ambulante exigindo que estas atividades se tornassem rotineiras.

A partir desta necessidade os Professores Eduardo Harry Birgel e Leonardo Miranda de Araújo, sob orientação do Prof.Dr. Paulo de Carvalho Pereira, organizaram nas novas dependências do Departamento as atividades de Internamento de Ruminantes e da Clínica Ambulante, sendo os primeiros registros da atuação sistemática do inicialmente chamado Hospital de Grandes Animais e da Clínica Ambulante o ano de 1972. A consolidação destes atendimentos teve também participação dos Profs.Drs. Carlos Eduardo Reichmann, José Luiz D’Angelino e Wanderley Pereira de Araújo . A partir de 1977 a Clínica Ambulante e o Hospital de Grandes Animais passaram a ser intensamente utilizados no treinamento prático dos estudantes na Disciplina de Patologia e Clínica Médicas de Ruminantes, período em que já atuavam com os demais docentes, os Profs.Drs. Fernando José Benesi e Enrico Lippi Ortolani. Em 1992, com a implementação e consolidação da Clínica de Eqüinos foram criados, no Hospital de Grandes Animais dois Serviços distintos: Clínica Médica de Eqüinos e Clínica Médica de Ruminantes. Em 1998, com a obtenção de verbas em projeto de Infra-estrutura da FAPESP e o apoio da Reitoria da USP, houve a transformação e adequação da antiga garagem da FMVZ, com a criação de estrutura física que permitiu separação física desses dois Serviços. Tal fato contribuiu para a implementação definitiva dos mesmos, com atendimento ambulatorial e internação de animais ruminantes e eqüídeos em números próximos a 500 pacientes por ano em cada um dos Serviços. Em 2003, o Serviço de Clínica Médica de Ruminantes passou a ser denominado de Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes.

Com essa intensidade de atendimento atingiu-se um patamar e nível de excelência que permite na atualidade suporte a contento das atividades fins da Universidade, com a extensão, motivando a pesquisa, e ambas gerando experiência e conhecimentos, que são utilizados no ensino e formação dos estudantes.

 

02595