Icone Título

Cirurgia Pequenos Animais

Responsável: Profª. Drª. Julia Maria Matera

Responsável Suplente: Prof. Dr. Cassio Ricardo Auada Ferrigno

O atendimento cirúrgico de animais enfermos na FMVZ-USP remonta a criação da Unidade, serviço este que era prestado pela Cátedra de Patologia e Clínicas Cirúrgica e Obstétrica cujos professores foram René Straunard e Ernesto Antônio Matera.

A partir da criação do Hospital Veterinário o Departamento de Cirurgia contribuiu para o atendimento clínico-cirúrgico de pequenos e grandes animais através de dois Serviços: Patologia e Clínica Cirúrgicas e Técnica Cirúrgica. Estes tiveram como responsáveis os Profs José de Alvarenga e Antonio Matera, respectivamente. Ambos os Serviços, desde a sua formação, possuíam na sua estrutura a figura do médico veterinário que colaborava no atendimento dos pacientes, bem como na execução dos procedimentos cirúrgicos, com supervisão dos docentes das disciplinas do Departamento de Cirurgia.

Em 1998 quando da transferência do Departamento de Cirurgia para suas novas instalações ocorreu a fusão dos dois Serviços que passou a ser designado como Serviço de Cirurgia. Com o desenvolvimento no atendimento das diferentes espécies, em maio de 1999, ocorreu a divisão do aludido Serviço em dois novos ,que passaram a serem denominados de Serviço de Cirurgia de Pequenos (SCPA) Animais e Serviço de Cirurgia de Grandes Animais (SCGA).

O SCPA possui, em sua constituição atual, os docentes, Prof. Dr.
Angelo João Stopiglia, Cássio Ricardo Auada Ferrigno, Julia Maria Matera e Marco Antonio Gioso. O seu quadro de funcionários conta a colaboração de cinco Médicas Veterinárias e quatro técnicos.

A grande casuística do Serviço permite a realização de pesquisas de ponta, bem como notificar a comunidade científica pelo aparecimento de novas afecções. O referido Serviço oferece a prática profissionalizante com diferentes especialidades a profissionais que necessitam de maior desenvolvimento, bem como oferece estrutura necessária para a realização das atividades práticas de Cirurgia para alunos de graduação e para a implementação dos trabalhos de Dissertação de Mestrado, de teses de Doutorado e de pesquisas de Pós-Doutoramento, dentro da área de interesse do Serviço.

Imagen-1316